Governo Federal reconhece estado de emergência e Caixa libera saque de FGTS em Santana do Paraíso
Moradores de qualquer localidade do município podem solicitar o saque do benefício
Publicado em 30/01/2025 17:10 - Atualizado em 30/01/2025 17:34
Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Santana do Paraíso, o Governo Federal publicou uma portaria reconhecendo estado de emergência do município. Com isso, a Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) emergencial para os moradores de todo o município. A medida foi tomada em resposta aos danos causados pelas enchentes e deslizamentos, que resultaram em uma morte e afetaram milhares de famílias.
"A liberação do FGTS e o pagamento do auxílio-aluguel são medidas fundamentais para oferecer uma solução imediata, permitindo que as famílias se reergam com dignidade. No entanto, nosso compromisso vai além, pois estamos em busca de recursos para enfrentar de forma definitiva os problemas relacionados às moradias em áreas de risco no município", ressaltou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.
A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso disponibilizou um auxílio financeiro de até R$700 por mês, durante um período de seis meses, destinado ao pagamento de aluguel. O benefício é voltado às famílias cujas residências foram interditadas pela Defesa Civil. O município de Santana do Paraíso também será contemplado com a construção de 50 unidades habitacionais por meio do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”. Segundo a administração municipal, a prioridade será atender famílias que vivem em áreas de risco, como locais sujeitos a deslizamentos, desabamentos e enchentes.
O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, encaminhou ao governador Romeu Zema dois ofícios, um deles pedindo recursos para garantir linha de crédito a comerciantes impactados, auxílio às famílias atingidas e também para as obras de recuperação. Já no outro ofício, o prefeito solicita a liberação de recursos provenientes do Fundo Permanente para Emergências Ambientais. Esses recursos, parte do acordo de repactuação de Mariana, deverão ser direcionados a ações voltadas à remoção de famílias que residem em áreas de grave risco ambiental.
Para solicitar o saque emergencial do FGTS, é possível seguir os seguintes passos:
- Acessar o aplicativo FGTS
- Selecionar a opção "Meus Saques"
- Clicar em "Outras Situações de Saques"
- Escolher "Calamidade Pública"
- Informar o município de residência
- Selecionar a forma de receber o FGTS
- Annexar os documentos solicitados
- Confirmar a solicitação
O saque emergencial do FGTS pode ser feito por crédito em conta bancária ou saque presencial.
Documentos exigidos:
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Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento;
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Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto;
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Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros), emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade havida em decorrência do desastre natural.
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Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
por Assessoria de Comunicação