Projeto oferta atendimento aos usuários da saúde de Santana do Paraíso
Projeto oferta atendimento aos usuários da saúde de Santana do Paraíso
Publicado em 14/07/2020 15:58 - Atualizado em 19/11/2020 14:32
Dona Enedina Ferreira faz atividades de estimulação cognitiva (Foto: divulgação)
Composto por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, a Prefeitura de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria de Saúde, criou o projeto ‘Tele Saúde’, que visa ofertar atendimentos por meio de ligação e vídeos para os pacientes e usuários dos serviços da pasta, contribuindo com ações de orientação e acolhida de demandas relacionadas à saúde.
Equipe do projeto Tele Saúde (Foto: divulgação)
Para a criação do projeto, foi realizada uma reunião da equipe para discutir alguns detalhes, já que por causa da pandemia do novo coronavírus, muitos serviços de cunho coletivo estão suspensos como medida de prevenção e proteção. A iniciativa do ‘Tele Saúde’ teve início com divulgação de vídeos sugerindo atividades que promovem a qualidade físico-mental da população, orientações sobre a importância das medidas preventivas contra a Covid-19, como higienizar e armazenar corretamente as máscaras; campanha do tabagismo, dicas de receitas, de filmes, exercícios para a estimulação cognitiva, respiração para controle da ansiedade, dentre outras ações.
De acordo com a equipe, todos mantêm contatos com números de celulares para fortalecer o serviço, considerando a possibilidade de realizar e receber contatos para direcionar os pacientes dentro dos serviços da saúde. Nos grupos, também disponibilizadas apostilas sobre atividade cognitiva.
Segundo a psicóloga Kelly Braga Breder, integrante do projeto, “os serviços de saúde desenvolvem um trabalho gigante. A maior preocupação é continuar a garantir a prestação de serviços de qualidade à população, mas também, resguardar os pacientes, principalmente os que pertencem ao grupo de risco. Esse projeto é um canal que possibilita ofertar uma atenção, um olhar, um carinho em tempos que precisamos ficar mais restritos’, destaca.
A profissional ainda pontua que “o ‘Tele Saúde’ é um projeto de grande relevância e os pacientes recebem orientações, atenção humanizada para as suas necessidades, evitando que saiam de casa sem precisão e não se contaminem”.
Os pacientes que são acompanhados por alguma especialidade recebem ligações como forma de “monitoramento”. Atualmente, as atividades coletivas estão suspensas em virtude da Covid-19 e os atendimentos estão sendo feitos com toda medida de prevenção.
(Foto: divulgação)
Para as pessoas que precisarem tirar alguma dúvida e pedir orientações podem entrar em contato pelos números disponíveis: 31 75821000 (Gabriela, psicóloga); 31 9 94590005 (Eliane, nutricionista); 31 9 7582 1111 (Aline, fonoaudióloga); 31 9 994340009 (Emília, educadora física) e 31 9 8955 0232 (Kelly, psicóloga) e 3251 6754, da Secretaria de Saúde.
por Assessoria de Comunicação