Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso

Previsão do tempo

Terça-feira - 23/05

Mínima: 20°C
Máxima: 23°C
Situação: Chuvas Isoladas
IUV: 7.0

Você sabia? A região de Santana do Paraíso começou a ser povoada em 1809
Imprimir Email

Institucional

100 dias- Prestação de contas detalha as dívidas de Santana do Paraíso

por

20/04/2017 16:01

O pátio da Escola Municipal João Matias de Oliveira, no bairro Industrial, em Santana do Paraíso, ficou lotado na noite desta terça-feira (19). Mais de uma centena de moradores atendeu ao convite para um encontro com a prefeita Luzia Teixeira de Melo e sua equipe de governo. Na pauta, a prestação de contas dos 100 primeiros dias da atual Administração Municipal.

Durante quase duas horas, a prefeita de Santana do Paraíso fez uma detalhada apresentação sobre a situação do município, em todos os setores, e falou sobre as dificuldades e conquistas obtidas desde o dia 1º de janeiro. Na sua avaliação, o saldo dos 100 primeiros dias de gestão é “bastante positivo”. Nesta quinta-feira (20) ocorreu outro encontro com a comunidade do centro da cidade.

Luzia de Melo detalhou as dívidas herdadas por seu governo, da ordem de R$ 2,5 milhões, que já foram quitadas em sua maioria ou negociadas. Essas dívidas, ressaltou a prefeita, comprometiam praticamente todos os setores, principalmente o de saúde, que estava com serviços suspensos, como o de tratamento fora de domicílio (TFD), e tinha falta de medicamentos, equipamentos e serviços, como o de oxigênio, por falta de pagamento de fornecedores.

Outras dívidas importantes quitadas no início da atual gestão eram com a Cemig, a Copasa e uma operadora de telefonia. Por causa disso, alguns setores da Prefeitura iniciaram o ano sem água e energia elétrica, e durante vários dias todos os telefones estavam “mudos”. Esses problemas também foram solucionados.

 

SERVIDORES

As principais dívidas assumidas pela atual Administração estavam relacionadas aos servidores, como o 13º salário de 2017, que foi pago na primeira quinzena de janeiro. Antes do fim do mês também foi pago o salário de janeiro, e desde então os pagamentos têm sido feitos rigorosamente em dia.

Nos dois primeiros meses do ano também foram regularizados os débitos antigos com o INSS, com o PASEP e empréstimos consignados dos servidores, que em 2017 chegaram a ser descontados em folha, mas não foram repassados aos bancos.

Mas a dívida que chamou mais a atenção dos participantes da reunião foi uma mais antiga, de 1996, cujo pagamento ficou para o atual governo. Essa dívida refere-se a um convênio firmado há mais de 20 anos, e que, por falta de prestação de contas, aumentou para R$ 570.088,42. A Procuradoria Geral do município recorreu da cobrança.

 

NOVAS REUNIÕES

Novos encontros com a comunidade para prestação de contas das realizações dos 100 primeiros dias de governo já estão agendadas para a próxima semana, todas no mesmo horário: 19h30. Na segunda-feira (dia 24) a reunião será na Escola Municipal Josefino Anício de Oliveira, no bairro Residencial Paraíso. No dia 25, a prefeita e sua equipe de governo estarão na Escola Municipal Idalino Amâncio dos Santos, no bairro Bom Pastor. A Escola Estadual Herbert José de Souza – Betinho, no bairro Cidade Nova, é o local da reunião do dia 26 (quarta-feira). Encerrando a semana, no dia 27 (quinta-feira) haverá nova reunião na Escola Municipal Maria Ivone Damasceno, no bairro Ipaba.

 



Galerias de Imagens

  • ReuniãoReunião

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página