PARAÍSO PRESTA HOMENAGEM AO CUIDADOR DE IDOSO
A Prefeitura de Santana do Paraíso, através da Secretaria de saúde, realizou nessa segunda-feira, 19, na Estratégia "Saúde da Família" do Bairro Industrial, uma homenagem ao Cuidador de Idosos
Publicado em 20/11/2018 13:52
A Prefeitura de Santana do Paraíso, através da Secretaria de saúde, realizou nessa segunda-feira, 19, na Estratégia "Saúde da Família" do Bairro Industrial, uma homenagem ao Cuidador de Idosos, com o objetivo de prestar o reconhecimento merecido a todos aqueles que se dedicam aos outros com amor e carinho. A equipe vermelha procurou reforçar sua importância na melhoria da qualidade de vida dos idosos e dos que se encontram dependentes de terceiros.
Assumir-se como um cuidador é de extrema importância, já que há uma série de implicações nessa tarefa. Cuidar de um idoso com algum tipo de limitação física ou cognitiva exige tempo, dedicação, conhecimento sobre a doença, e muitas vezes força muscular para tirar o paciente da cama, trocar fralda e dar banho no leito, entre outras tarefas.
Dra. Thaisa, médica do PSF falou sobre a importância de ser um cuidador de idosos, por outro lado explicou que essa dedicação pode ter um alto custo para a própria saúde, causando como conseqüência problemas como depressão, estresse, crises de ansiedade e doenças osteoarticulares, por carregarem excesso de peso, que são a causa mais comum desses problemas apresentados por cuidadores.
E embora o cuidador se esforce para fazer o seu trabalho da melhor forma, é fundamental, que ele cuide de si. “Essa é a premissa para cuidar do outro. Ele precisa estar bem ou simplesmente não dará conta” ressalta Thaisa.
De acordo com Andrea, enfermeira responsável pela unidade de saúde, a partir desse encontro que aconteceu nessa segunda, ela se unirá a outros profissionais e mensalmente oferecerá um curso para orientar cuidadores de idosos e acamados. Os encontros abordarão questões mais comuns relacionadas ao envelhecimento, às doenças mais freqüentes e promoverá a troca de experiências entre cuidadores, sejam eles familiares ou profissionais.
por Assessoria de Comunicação