Tradicional Festa do Tropeiro reuniu famílias e celebrou a cultura de Santana do Paraíso
No último domingo (26), a Arena Paraíso foi palco da festividade típica do município, que além do tradicional encontro de cavaleiros, contou com desfile de carros de boi, apresentação cultural do Batuque e shows de Nathan Ribeiro e Diogo Bongos
Publicado em 27/05/2024 17:26
As tradições do tropeirismo foram resgatadas na 7ª edição da Festa do Tropeiro de Santana do Paraíso. No último domingo (26), a Arena Paraíso foi palco da festividade típica do município, que além do tradicional encontro de cavaleiros, contou com desfile de carros de boi, apresentação cultural do Batuque e shows de Nathan Ribeiro e Diogo Bongos. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio e patrocínio do Fundo Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Turismo e Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM).
Inicialmente, os cavaleiros se concentraram na Gameleira. A comissão de frente foi formada pelos 2 carros de boi (12 garrotes e 6 guerreiros), trazidos de Córrego do Alegre, distrito da cidade de Inhapim, que abrilhantaram a ocasião reforçando a originalidade da tradição. O desfile seguiu em direção à Arena Paraíso, em passeio pelas principais ruas da região central, com parada no Monumento dos Tropeiros. Ao chegar ao local do evento, as tropas foram recebidas com a benção do Padre Cleverson. Foi servido o tradicional Feijão Tropeiro para todos os participantes.
A parte da tarde foi marcada por apresentações culturais, como o Batuque, dança de origem africana preservada pela história do município. A Comitiva dos Amigos (Cinza) de Santana do Paraíso ganhou o prêmio de Maior Comitiva com Cavaleiros Montados. Para fechar a comemoração com chave de ouro, os cantores Nathan Ribeiro e Diogo Bongos animaram a festa, com participação especial dos Irmãos Cigano.
por Assessoria de Comunicação