"Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia" é tema de plenária em Santana do Paraíso
Além de palestras e debates, o evento contou com apresentações culturais de grupos da região.
Publicado em 27/03/2023 10:22
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santana do Paraíso, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou, nesta sexta-feira (24), a plenária com o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia", no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Território I.
A enfermeira, referência técnica de arboviroses na Secretaria Regional de Saúde (SRS) e especialista em Políticas e Gestão de Saúde, Micheli Moreira Egydio, palestrou a respeito do tema da plenária, abordando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “O processo de construção do SUS surgiu da vontade de mudança e de que as políticas públicas pudessem atender às necessidades de toda a população e nada mais justo do que essa população faça parte desse processo até os dias atuais. Isso se concretiza em plenárias, como essa de hoje”, apontou.
A Secretária Municipal de Saúde, Maria Aparecida Amarante Cunha Acipreste, destacou a importância de haver participação popular em espaços de diálogo entre governo e sociedade, para a construção de políticas públicas voltadas à saúde. “A participação da população em espaços como esse é fundamental, pois fortalece o processo democrático e resulta em políticas inclusivas e de qualidade”, relatou Acipreste.
O vice-prefeito, José Anício, o “Oliveirinha”, apresentou um panorama de ações adotadas pela gestão municipal para melhoria da saúde pública do município. “A saúde é um direito de todos e um dever que nossa gestão tem cumprido com transparência e eficiência, por meio de políticas públicas de melhoria dos serviços prestados. Nada mais digno do que oferecer à população uma saúde que avança com muita responsabilidade, seriedade para que todos tenham uma vida melhor”, classificou o vice-prefeito.
O Projeto Reabilitar e o grupo de consciência negra, Tá no Sangue, de Inhapim-MG, se apresentaram com performances culturais.
por Assessoria de Comunicação